2013 é o ano dos concursos! E agora, quais fazer?

0
108

Olá, pessoal!

Qual é a melhor opção para aumentar as chances de passar em concursos: fazer muitos ou ter foco? Não há dúvida que foco é algo fundamental para se ter sucesso. Mas como ter foco se há tantos concursos para fazer?

Decidir qual concurso fazer é algo essencial. São vários fatores que devem ser levados em consideração. Antes de decidir para qual concurso estudar, é importante pensar nas matérias que você precisará estudar, no local onde você irá trabalhar e nas funções do cargo.

Os dados mostram que muitos e muitos candidatos que simplesmente começam a estudar, sem planejamento, sem organização e sem considerar os fatores citados, geralmente, desistem. Só no último concurso da Receita Federal foram mais de 40.000 pessoas que desistiram de fazer a prova.

Já imaginaram isso?! Gastar dinheiro e tempo para depois desistir de ir fazer a prova?

Ter foco, determinação e clareza do que se quer proporciona muito mais firmeza para se manter no caminho até conseguir. A questão fica em saber se é melhor fazer um ou vários concursos. Certamente, você que está estudando há muito tempo sabe que não se passa em concurso de primeira, salvo exceções.

Nesse sentido, torna-se necessário fazer vários concursos. Mas isso não significa fazer de áreas diferentes. Você aumentará as chances se fizer vários, porém, dentro de uma mesma área. Não é viável estudar para Receita Federal e para a Polícia Federal, ao mesmo tempo. Nem é indicado estudar para Tribunais e para área bancaria, simultaneamente. Foco é ter uma área específica para se dedicar.

Passos para aumentar suas chances de passar em concursos:

Passo 1: Escolha uma área para você focalizar, que esteja de acordo com seus interesses, que te motive, cujas matérias você tem afinidade ou, pelo menos, disposição em aprender.

Passo 2: Estude, primeiramente, as matérias fundamentais de sua área, ou seja, aquelas que caem em praticamente todos os concursos da respectiva área.

Passo 3: Após ter estudado as matérias fundamentais, veja qual concurso está para sair e comece a estudar as matérias pertencente àquele concurso específico, sem abandonar o estudo das matérias fundamentais.

Quando você terminar o estudo das matérias fundamentais, faça os concursos que surgirem de sua área, estudando, após o edital, as matérias que ainda não foram estudadas. O problema é quando os alunos tem que estudar todo o conteúdo do edital, após sua publicação. Em seu caso, se já tiver estudado as matérias fundamentais, faltará apenas as outras. Por isso que estudar antes do edital é muito melhor que após sua publicação.

Use sua inteligência e estude com estratégia que você sairá na frente e aumentará suas chances.

abs

Bons estudos!

Até a próxima!

Treine, avalie e mantenha o que funcionar.

Att,

Coach Charles Peterson