Como escolher o melhor concurso para você?

0
356

Os concursos públicos são conhecidos por oferecerem vantagens como estabilidade, altos salários e aposentadoria integral. Mas, afinal de contas, quais são os melhores concursos públicos para investir?

Na hora de escolher o melhor concurso para você,é preciso levar em consideração características além das vantagens acima citadas, pois uma vez feita a inscrição no concurso, você deve analisar o tempo e a dedicação que terá para os estudos, afinidade com as tarefas realizadas pelo cargo no dia a dia, entre outros pontos que vão influenciar na sua motivação em persistir na conquista da aprovação.

Sem um planejamento, você corre o risco de ingressar em um cargo público que não condiz com seu perfil e estará perdendo seu tempo. Por isso, selecionamos alguns tópicos que vão te ajudar como escolher o melhor concurso.

 Qual esfera você pretende entrar?
A primeira coisa que você deve pensar antes de escolher o concurso público ideal para você é em qual esfera você deseja atuar: Municipal, Estadual ou Federal?

Os concursos municipais e estaduais são menos concorridos, o que pode ser um bom investimento de curto prazo, enquanto os concursos federais, em geral, são os mais concorridos, justamente pelos altos salários, além de outros benefícios.

  Analise as áreas de atuação
No serviço público, existem muitas áreas de atuação como as áreas jurídica, administrativa, bancária, policial, fiscal e tribunais. Verifique o que cada uma faz e se uma delas se adequa ao seu perfil profissional. Essa escolha é muito importante, pois ficará mais fácil estudar para as provas do concurso.

Afinidade com as atribuições da carreira pública
Outro fator importante para escolher o concurso é o nível de afinidade com as atribuições da carreira pública. A sua jornada de trabalho diária vai ocupar entre 06 e 08 horas, logo, você deve se sentir satisfeito com o seu trabalho e motivado em exercer as tarefas.

Procure conversar com pessoas que já exercem o cargo público que você deseja ingressar e descubra como é o cotidiano de trabalho. Saiba quais são as suas motivações em prestar tal concurso, pois se você começar a estudar para atuar em um cargo que não é significativo para você, mais tarde você poderá desaminar e desistir de fazer o concurso.

 Requisitos para concorrer ao concurso público
Ao escolher um concurso público, analise no edital, quais os requisitos para concorrer à carreira, como nível de escolaridade e área de formação. Especializações como pós-graduação, Mestrados e Doutorados contam pontos nas seleções que têm prova de títulos.

Local das vagas
O local de distribuição das vagas deve ser analisado ao escolher o concurso público, pois ingressar em um cargo público pode significar mudar de cidade ou, até mesmo, de estado. Os concursos públicos da esfera federal possuem mais campos para mudanças de domicílio e possíveis transferências, enquanto os concursos estaduais e municipais se restringem apenas à sua jurisdição.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here