Olá pessoal!

Quando um edital é publicado, milhares de candidatos ficam com diversas dúvidas:

“como devo me preparar agora que o edital foi publicado?”;

“será que faço cursinho de exercícios da matéria toda ou faço cursinho teórico das disciplinas específicas?”;

“será que vai dar tempo de ver tudo?”;

“como faço para controlar minha ansiedade?”;

“será que vai dar para conciliar com outro concurso que tem matérias parecidas?”;

“como faço para dividir meu tempo pelas matérias que tenho que estudar?”. E assim vai… será, será e será. Eu sei pessoal, não é fácil. Mas é preciso acreditar!

Bem pessoal, o que vou passar aqui para vocês é uma valiosa contribuição, pois se trata de informações relevantes que podem fazer a diferença em sua preparação; informações que são baseadas em casos reais de sucesso em concursos públicos; casos os quais venho acompanhando em meu escritório, desde quando comecei a trabalhar com candidatos a concursos, há mais de 10 anos.

Dessa forma,  irei compartilhar informações e experiências de casos e mais

casos de pessoas com as quais trabalhei que conseguiram ser aprovadas,

além de informações relevantes dos estudos daqueles alunos com os quais

trabalho, atualmente. Quero dizer que vou compartilhar com vocês o que de

melhor acontece em meu escritório; quais técnicas de estudo tem funcionado

melhor; quais posturas estão gerando melhores resultados para os

candidatos; qual método de estudo tem funcionado melhor. Assim, o que

vocês irão acompanhar aqui é algo muito útil para aqueles que desejam

aumentar a performance nos estudos.

Bem, para começar, gostaria de dizer algo extremamente óbvio, mas que é deixado para terceiro plano: LER O EDITAL NA ÍNTEGRA! Nossa, como já vi pessoas serem prejudicadas por não lerem. História real: ela estava estudando para o concurso de Receita Federal 2012, mas não foi fazer a prova! Sabem por qual razão? Não recebeu pelo correio o comprovante de inscrição e, portanto, nem ficou sabendo o dia da prova. Parece coisa de gente sem noção, mas acontece! Na verdade, ela confundiu porque não se envia mais comprovante pelo correio, salvo remanescentes exceções.

Ora, quando o edital é publicado, a primeira coisa a fazer é ler todo o edital! Tem gente que já começa estudar desesperadamente, compra um monte de livro e faz inscrições em vários cursinhos. Há muitas informações importantes no edital que você precisa ter ciência o quanto antes, pois serão baseadas nelas que você poderá elaborar um bom planejamento de estudo.

Por exemplo, NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA HORA PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO! Isso parece simples, desde que não aconteça com você! Que tal perder sua inscrição devido problemas na internet?! Não deixe isso acontecer com você! Faça sua inscrição após ler este artigo, se possível. Veja o que diz o edital: As inscrições ficarão abertas, exclusivamente, via Internet, no período de 10h do dia 25/10/2012 às 14h do dia 26/11/2012.

A partir de 14/12/2012, o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas, se os dados da inscrição efetuada foram recebidos e o valor da inscrição foi pago. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato – SAC da Fundação Carlos Chagas, pelo telefone (0XX11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 10 às 16 horas (horário de Brasília), para verificar o ocorrido.

 

Não é nada estratégico começar a estudar sem antes montar um plano de estudo. Para isso, você irá precisar de responder algumas perguntas:

Quantas horas você terá para estudar até a prova? Mais especificamente, quantas horas você terá para estudar para a prova, considerando que seu estudo comece daqui três dias e termine dois dias antes da prova?

(você irá precisar de uns três dias para se organizer e planejar seu estudo, por isso não pode incluir estes dias na contagem de horas que serão utilizadas para o estudo)

Hoje, estou tratando apenas de aspectos mais simples. Durante a semana, irei aprofundar em diversos temas relevantes.

Veja o que o edital diz:

Enfim, hoje foi apenas um começo de nossa jornada para sua aprovação! Amanhã estaremos juntos aqui para que eu possa continuar com as informações importantes sobre COMO SE PREPARAR APÓS O EDITAL.

Procure ficar bem, o mais relaxado possível e confiante. Afinal, você tem algum motivo para pensar que não vai conseguir? Se não tem, para que ficar enchendo a cabeça com pensamentos pessimistas? Então, mantenha bons pensamentos em sua cabeça, pois isso faz diferença sim! Sem essa de subestimar o poder dos pensamentos! Eles realmente são capazes de alterar nosso humor, otimismo e confiança. Quanto a isso não há dúvida!

Acorde com força e fé na vida! Lembre de tudo que já superou, lembre de sua própria capacidade de vencer e conseguir sua tão sonhada aprovação! De minha parte, posso dizer que estou a sua disposição para lhe auxiliar!

Tenho algumas tarefas para lhe passar. Está disposto? Bem, se você quiser realmente ser beneficiado com minhas ferramentas de trabalho, ou seja, com o processo de Coaching de Carreira Pública que realizo em meu escritório, nós dois precisamos estabelecer um combinado: eu me comprometo em lhe auxiliar e você se compromete em executar as tarefas sugeridas.

Tarefas:

LER TODO O EDITAL E SEPARAR AS PARTES MAIS IMPORTANTES;

AVALIAR QUANTAS HORAS TERÁ PARA ESTUDAR ATÉ DOIS DIAS ANTES DA PROVA;

SE PERGUNTAR SE HÁ ALGO MAIS QUE VOCÊ POSSA FAZER QUE VAI LHE APROXIMAR DE SEU OBJETIVO QUE É SER APROVADO?

Estaremos juntos!

Abs!

Treine, avalie e mantenha o que funcionar.

Sucesso a todos!