Então vou estudou e se preparou para o grande esperado dia da prova. Apesar de todo o preparado, muitas utilizam várias pegadinhas para confundir os candidatos. Não é raro terminar uma prova e começar a pensar nas respostas e lembrar que assinalou uma alternativa incorreta por mera falta de atenção. Não queremos que isso aconteça, certo?

Isso acontece porque, assim como os consurseiros quebram a cabeça para resolver as provas, as bancadas organizadoras também passam horas elaborando perguntas que possam “pegar” até os mais preparados.

Pensando nisso, damos algumas dicas que podem te ajudar na hora que encontrar ela questão duvidosa na hora da prova, confira!

1 – Tenha calma
Em primeiro lugar, é preciso manter a calma para responder as perguntas da prova. Muitas vezes a ansiedade e estresse impede que pense corretamente, ficando mais propenso à responder de forma incorreta, mesmo com toda a preparação. Mantenha a calma, relaxe e respire fundo. Dessa forma, poderá analisar todas as perguntas e possíveis respostas.

2 – Leia a prova
Ler o enunciado incorretamente pode desencadear uma série de erros na sua resposta. Portanto, leia atentamente, mais de uma vez. Se não entendeu a questão, respire e leia de novo. Analise as resposta e só assinale quando tiver certeza da resposta.

3 – Esteja preparado
Faça quantos simulados puder, eles ajudam você a se acostumar com a prova. Quando você faz os simulados, poderá notar quais são as pegadinhas mais frequentes e quando for realizar a prova pra valer, já terá uma “percepção extra” nesse assunto.

4 – Não decore, aprenda!
Muitos candidatos se perdem na hora de fazer a prova, pois vivem pelo famoso “decoreba”. As provas de concursos exigem interpretação e análise, então, de nada adiantará se for com um pensamento decorado. É necessário entender as disciplinas, afinal, as respostas nem sempre estarão da mesma forma que você lê nos livros. Aprenda a interpretar.

5 – “Correta” ou “Errada”
Algumas perguntas exige que você assinale as alternativas corretas, já outras que você assinale a incorreta. É muito importante se atentar nessas duas palavras, pois um erro de interpretação ou atenção pode prejudicar sua nota final.

Acima de tudo, não se desespere, tenha sempre em mente as seguintes palavras: calma, concentração, disciplina e prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *