Dicas para concurseiros: A automotivação como geradora da disciplina

0
383

“A Motivação é Parte de Seu Processo de Aprovação”, pois quando estamos diante de um candidato automotivado, ele em si é a própria inspiração para a sua continuidade e condução dos passos que segue, pois entende que a cada momento é uma descoberta e oportunidade para o seu conhecimento ser ampliado.

Certamente que os candidatos são profissionais que optam por um caminho menos cômodo e extremamente desafiador. São pessoas que se gratificam pela conquista de uma posição que será adquirida por meio dos seus méritos. Desafiando seus limites, buscando um melhor desempenho e reunindo condições favoráveis à sua aprovação – o coroamento de todo o seu empenho.

São movidos por ideias e precisam adequar suas expectativas, antes idealizadas em patamares de um desempenho real. E, com isso vão definindo um caminho direcionado para a disciplina, pois compreendem o sentido da continuidade do processo, da complementação que cada atitude vai tendo, pois percebe o todo, deixando de ter aquela visão impulsiva, ansiosa ou destrutiva de si e do seu trajeto.

Nada pior para a quebra da disciplina que a forma de pensar que coloca tudo abaixo, que esmorece e faz com que o candidato perca o que é extremamente importante e vital para si: a persistência, a consistência, a continuidade, a atenção dirigida e concentrada, e a determinação.

O caminho que chamo de ROTA PROMISSORA DE SUCESSO é permeado por experiências e vivências que vão proporcionar muito conhecimento a respeito de si. E a disciplina é a atitude concreta representada como ação diante de toda a evolução que passa quando se propõe a um plano de colocação profissional. Chegar à dimensão da disciplina é tornar o seu caminho em sintonia com o que pretende se tornar: servidor público de excelência, e que, se não for para adotar a qualidade como padrão de conduta profissional, deixaria de valer a pena aplicar tanto investimento pessoal, financeiro e intelectual como é o plano de colocação profissional onde você mesmo é o grande agente da sua aprovação na modelagem pessoal e profissional que vai ocorrendo e determinando um código de conduta tal, que você se encaixa numa cadeia de ações que reforçam a próxima e então fica criado o movimento cujo patamar é associado com a excelência – que é como todos os servidores precisam ser. Disciplinados como pessoas no seu caráter, como na conduta profissional. Ambas dão suporte uma a outra e irão caminhar juntas na sua jornada futura.

No dia 16 de agosto, às 20 horas, será realizado o chat “Concurseiro no Divã” com Luiza Ricotta, que será destinado apenas aos alunos do IOB Concursos.

 

luiza

Luiza de Azevedo Ricotta é psicóloga, consultora, preparadora emocional de candidatos à carreira pública no desenvolvimento de seu talento, habilidades e competências direcionadas para a aprovação e pós-ingresso. Autora de diversos livros, com conteúdos originais no segmento psicologia e concursos, como “Concurso Público: como enfrentar esse desafio! a preparação emocional em concursos” e “Vida em Ritmo de Concursos”: vivências e emoções para refletir e seguir rumo à aprovação!” .

 

E-mail: luizaricotta@hotmail.com

Facebook: Luiza Ricotta Consultoria em Performance

 

 

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here