Dias atrás recebi um e-mail de um aluno que trazia a seguinte colocação:

Tenho visto, em diversos sites, um mundo de notícias sobre concursos que estão autorizados e com edital para sair. Ao mesmo tempo, tenho visto um mundo de concurseiros desanimados (alguns até desistindo), porque não teremos nenhum edital nos próximos dias. Em que acreditar?

O questionamento do aluno realmente faz sentido. No fundo, esta é uma questão bastante angustiante, independentemente de qual a área da vida a que ela esteja relacionada.

Bom… sobre os concursos, posso dar respostas mais objetivas.

De fato, temos visto muitas notícias de editais na iminência de publicação e alguns até já publicados:  IBGE (inscrições até 19/07); PM/PB (inscrições até 08/08); MP/RS (edital publicado em 21/06); PM/MG (edital retificado em 23/06); TCE/PR (edital publicado em 24/06); Polícia Civil/MT (contratação autorizada); DPE/PR (concurso autorizado); TJ/MG (banca definida); TER/SP (comissão organizadora divulgada). Esses são apenas alguns exemplos de que os concursos públicos não vão parar.

De fato, nunca vão. O Estado não pode funcionar sem servidores, e a demanda é sempre (sempre mesmo!) crescente. Então, se alguém te disser que não vai mais ter nenhum concurso, apenas ignore, porque a informação é falsa.

Bom… mas se temos tantas provas por vir, por que a insegurança?

A frase clichê do momento seria: é a crise.

De fato, toda essa incerteza com relação ao futuro da economia e de diversas outras áreas no país o pensamento coletivo. Mas o fato de estarmos atravessando uma crise deve te incentivar ao invés de te trazer mais insegurança.

Este é o momento para você se dedicar com mais afinco. Sendo certo que concurso público sempre vai existir, é a hora de você se esforçar um pouquinho mais para se aproximar e, enfim, alcançar a sua meta. E não existe milagre: tem que estudar.

No mais, sobre a questão “em que acreditar”, talvez o ideal seja alterar a pergunta para “em quem devemos acreditar”, e aí a resposta fica bem fácil: acredite em si mesmo.

Boa semana e bons estudos!

 

Luciana Pimenta. Mãe em tempo integral. Coordenadora Pedagógica no IOB Concursos em horário comercial. Advogada quando necessário. Autora, revisora e diagramadora quando sobra tempo. E ainda caminhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *