Tempos atrás, já falamos aqui da importância e das vantagens que uma pós graduação tem na vida dos concurseiros.
A pergunta que fica agora é: o que priorizar? A pós ou o concurso? Esta é uma pergunta bastante frequente para os recém-formados. E a resposta que logo vem à mente é: os dois!

Bom… vamos com calma.

Primeiramente, é preciso levar em consideração o tempo disponível que se tem. Se você (como a maioria das pessoas) trabalha, não recomendamos ingressar na dupla jornada de pós e concurso. Isto porque tanto a pós-graduação quanto o estudo para concursos exigem muita dedicação, sob pena de não levarem aos resultados pretendidos. Assim, suponha que você trabalha das 8:00 às 18:00, de segunda a sexta; se dedica aos estudos para concurso nestes mesmos dias das 19:30 às 23:00 e aos sábados faz aulas da pós das 8:00 às 17:00. Não precisa muita reflexão para perceber que alguma dessas três atividades estará sendo negligenciada.

Mas veja: não estamos dizendo que é impossível conciliar tudo. Mas preciso estar atento com relação à distinção de focos, pois a pós tem foco mais aprofundado, específico em uma área, com linhas de raciocínio distintas daquelas utilizadas para o estudo preparatório para concursos. Desta forma, é possível que a sua aprovação – tanto no concurso quanto no próprio curso de pós – talvez demore mais do que se você se dedicasse de verdade a cada um deles separadamente.

Se, por outro lado, você pode se dedicar somente aos estudos, então as duas opções, em conjunto, são possíveis e até mesmo recomendadas! Até porque a pós graduação acabou por se tornar um diferencial tanto na carreira privada quanto na pública, pois contribui diretamente na pontuação em provas de concursos públicos para vagas com exigência de nível médio e superior, com a avaliação de títulos.

Levados em consideração os pontos acima, veja em que cenário você se enquadra, planeje seu futuro e não deixe para amanhã. Lembre-se que não há um prazo para você iniciar os estudos, mas quanto antes começar, antes chegará ao seu objetivo final.

 

Luciana Pimenta. Mãe em tempo integral. Coordenadora Pedagógica no IOB Concursos em horário comercial. Advogada quando necessário. Autora, revisora e diagramadora quando sobra tempo. E ainda caminhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *