Você acha que ser mãe, trabalhar e estudar, são coisas impossíveis? Então, dividiremos com você a emocionante e inspiradora história de Ester Souza da Silva, 39 anos, solteira e mãe de 2 filhos.

IOB Concursos – Conte um pouco sobre sua história.

Ester – Tenho dois filhos, João Victor, de oito anos e Jonas Nathan, de quatro anos.
Quando vocês me pediram para contar sobre a superação, em julho (2013), estava acabando de receber a confirmação que meu segundo filho, Jonas Nathan, assim como o primeiro, também é portador da síndrome de autismo. Isso mesmo! Tenho dois filhos especiais e os amo de paixão!!! São lindos!!!
Minha vida mudou radicalmente…O laudo do João veio aos quatro anos de idade. Era casada, trabalhava… Houve a separação (geralmente os pais não aceitam), tive  que parar de trabalhar… Mudanças de localidades… Por experiência posso afirmar que essa foi a pior fase do autismo que passamos.
O João Victor tem autismo caracterizado de grau leve, seu tratamento também começou aos 4 anos, ainda quando morávamos em Macaé.
Em seguida viemos para Angra dos Reis, minha família mora aqui. Em Angra, existe uma turma bem disposta no quesito ” interesse em trabalhar com autismo”, na educação e saúde. Desde que chegamos, continuamos o tratamento e ele vem se desenvolvendo cada vez mais. Já é verbal, está aprendendo a ser independente e já apresenta habilidades. Está é a inclusão.
O Jonas Nathan tem um grau leve da síndrome, é comprometido um tanto na interação e socialização e também precisa de estimulação para desenvolver-se, mas não tanto quanto o irmão, com sustentação de redução. E isso já começou. São extremamente carinhosos.

IOB Concursos – Como é sua rotina de estudos?

Ester – Não me julgo menor ou maior que ninguém, mas minha vida é bem corrida. Por isso, tenho horários, me programo pra tudo. No início do curso estava em uma rotina, há uns dois meses tudo mudou. Eles frequentam escolas especializadas e regular, fazem oficina (terapia ocupacional), fonoaudióloga. Eu também participo de terapia em grupo uma vez na semana, com acompanhamento psicológico.
Nessa caminhada ,já passei por várias situações, inclusive a que mais persegue as famílias, chamada: Preconceito. Sinceramente, não me atinge, como antes. Também já passei pelo processo de aceitação, e agora penso que a Vida continua e a Superação vêm todos os dias.

IOB Concursos – O mais te ajudou em nosso curso?

Ester – Nesse ano fará cinco anos que parei de trabalhar, realmente não é fácil! Ficar sem trabalhar é como se sentir de um certo modo, marginalizado.
Gostei muito do primeiro Concurseiro no Divã (
http://blog.iobconcursos.com/category/concurseiro-no-diva/ ) que assisti, e da fala da psicóloga ao orientar e motivar os concurseiros, quando falava assim: Quando você tomou essa decisão? Em seguida… ser um concurseiro é ser empreendedor de sua carreira. Não foi por acaso que conheci o IOB Concursos Marcato, e não tinha a menor noção do que me aguardava. Realmente um curso de excelência e agora referência. 

IOB Concursos – Quantos concursos prestou nesta caminhada e como se sentiu?

Ester – Até hoje fiz três provas de concursos, entre elas, Caixa Econômica Federal. A banca era muito organizada e me sai bem na prova, mas não o suficiente, por isso não desisto nunca e continuo estudando apensar de qualquer coisa, foco é tudo!

Ester é mais uma das grandes personalidades que costumamos chamar de “Super Mãe”. Aquela que nos dá a vida e o sentido para ela, pois todas são vencedoras, o IOB Concursos Marcato parabeniza todas as mamães!

mae concurseira

Quer contar sua história? Entre em contato através do e-mail: relacionamento@iobconcursos.com.br  e faça parte do nosso time de vencedores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *