Então você estudou muito para aquele concurso público e, infelizmente, não foi aprovado. Calma. O primeiro passo é entender que não passar em concurso é muito mais comum do que você imagina. Lembre-se que concursos possuem um número limitado de vagas para milhares de candidatos. Sem contar que, mesmo depois de aprovados, os candidatos passam por uma série de processos seletivos para assumir a tão sonhada vaga.

Se você está se sentindo mal por causa de uma reprovação, não desanime, fizemos esse post para colocar sua cabeça no lugar, confira:

1 – Tempo
Não apresse as coisas e nem se culpe por ter sido reprovado. É normal ficar desanimado e se sentir frustrado no início, afinal, depois de tanto esforço, o resultado não foi como esperado. Dê um tempo para si mesmo, tire alguns dias de folga para descansar, recompor as energias ou rever os amigos. Esse período de repouso vai te ajudar a traçar novas metas e objetivos.

2 – Utilize a experiência
A melhor forma de tirar proveito de uma reprovação em concurso é analisar a prova e saber onde foram cometidos os erros. Dessa forma, poderá identificar quais disciplinas precisa se empenhar mais e não cometer o mesmo erro em provas futuras.

3 – Reveja seu planejamento
Pense como foi que se preparou para a prova, que técnicas deram mais resultados? Você planejou com antecedência? Teve tempo suficiente? Soube administrar seu tempo durante a prova?

O ideal é estudar para o concurso antes da publicação do edital, pois não terá muito tempo para assimilar todo o conteúdo.

Você realizou simulados suficientes? Entendeu como são as perguntas da banca examinadora?

Todos esses questionamentos são importantes para identificar onde houve uma deficiência de sua parte.

O plano de estudos é muito importante para o concurseiro. Por isso, ao comprar um curso no IOB Concursos, nós sugerimos um plano de estudos que pode facilitar seus estudos.

4 – Incorpore os estudos

Mesmo que não tenha concurso público em vista, não deixe de estudar. É necessário manter a mente ativa e praticar constantemente para não esquecer ou perder a prática. Os estudos levam tempo e disciplina para serem desenvolvidos. Se manter uma rotina de estudos sem interrupção verá que estará cada vez mais habituado com as provas e a sua aprovação será apenas uma questão de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *