Tempos atrás, estávamos aqui noticiando a suspensão dos concursos públicos no âmbito federal, por conta de uma lei editada no governo da Presidente afastada Dilma Rousseff.

Já na época da edição da citada lei, afirmamos que os concursos continuariam acontecendo, TODOS eles, em um ritmo um pouco menor, até que a economia volte a dar sinais de recuperação. De fato, foi o que aconteceu.

Contudo, mais recentemente, oura lei alterou novamente o panorama.

A Lei 13.291/2016 foi, em verdade, uma ótima notícia para os concurseiros. Ela altera a lei orçamentária (Lei 13.242, art. 99, §14º) para incluir diversos cargos em futuros concursos e que estavam excluídos pela gestão anterior.

Tá. E aí?

E aí que se você se deixou abater pela notícia de que não teríamos concursos por conta de uma restrição legislativa, essa desculpa já não cola mais. E, portanto, é hora de retomar, com força total, os estudos.

Temos previstos concursos para PRF, DNIT, PF, Receita Federal, diversas agências (ABIN, ANTT, etc.), Banco do Brasil, CEF, DPU, Auditor-fiscal do Trabalho, TRE´s e TRFs em todo o país, etc. Todos estes órgãos já estão com pedidos de autorização do certame em andamento.

Qual é a sua desculpa agora?
Bom, permito-me compartilhar um textinho aqui, que eu escrevi pra mim mesma, e lia sempre que me sentia desanimada na época em que estava estudando.

Olhe para trás: quanto passos você deu até chegar aqui?

Concordo: a prova é injusta. Mas onde foi que você leu que a vida sempre seria justa? Não é. E é um saco, mas você vai ter que se submeter a essa e mais várias injustiças.

Marque o x. Como se todo o meu conhecimento se resumisse a um x. E coloque na sua cabeça que você fez o que tinha que fazer. Que você deu o seu melhor, e que não existe ninguém no mundo melhor do que você. O seu maior inimigo é você mesmo. Enquanto você não enfiar na sua cabeça que você consegue, que você pode, infelizmente nada no mundo vai poder te ajudar.

É só mais um degrau. Só mais um dia. E é um dia lindo. Não deixe ele escapar.

Lembre-se disso.

Luciana Pimenta. Mãe em tempo integral. Coordenadora Pedagógica no IOB Concursos em horário comercial. Advogada quando necessário. Autora, revisora e diagramadora quando sobra tempo. E ainda caminhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *