redação

O que é um parágrafo? O parágrafo é uma parte do texto separada das demais e que se caracteriza por desenvolver sua própria ideia. Dessa forma, a separação de um texto em parágrafos garante uma ordem ao leitor, facilita sua compreensão e é uma prática comum a todo tipo de discurso, seja ele científico, literário ou jornalístico.

 

Ele é um componente central da dissertação e evidencia que as frases contidas nele possuem maior relação entre si do que com o restante da redação, ou seja, apresenta uma desenvolvimento. É importante lembrar que a quantidade de linhas não determina um parágrafo, tão pouco sua qualidade, mas, sim, a unidade e a coerência de conceitos entre as construções frasais contidas nele.

 

Para o autor atingir a melhor compreensão possível é necessário dividir o parágrafo de maneira lógica, aprenda como:

 

1 – Ideia

Em primeiro lugar, defina qual a ideia central da sua dissertação, ou seja, é necessário definir qual ponto de vista quer defender nela. Qual será o seu foco?

 

2 – Informações

Selecione as informações que servirão de apoio e apoiarão seu pensamento ao longo de todo o texto. Cada dado importante e distinto necessitará compor um parágrafo, e as particularidades que sustentarão cada dado importante deverão ser trabalhadas ao redor dele (parágrafo).

Em resumo, um bom parágrafo é aquele que apresenta sentenças plausíveis em torno de uma ideia central.

Uma técnica é ter em mente que cada nova ideia precisa de um novo parágrafo. Toda frase precisa dar fundamento ao assunto central do parágrafo, oferecendo mais detalhes a respeito dele. Se uma construção não tiver ligação direta ao assunto principal do parágrafo, é recomendável removê-lo.

 

3 – Ordem

Após ter decidido o tema central e determinar as informações que sustentarão seu ponto de vista, é necessário estabelecer a ordem com que estas serão apresentadas. A distribuição deve gerar um texto com início, meio e fim; coerente desde a primeira frase até a última. Para tal efeito, siga a clássica, básica e produtiva ordem dialética:

Introdução: no primeiro parágrafo da produção, descreva, de maneira breve e atrativa, o tema que será aprofundado e defendido ao longo da dissertação.

Desenvolvimento: é o momento de debater o tema por meio da exposição de argumentos, os quais deverão ser claros e relevantes. Cada argumento forte (ideia, conceito, informação, etc.) carece ser trabalhado em parágrafo diferente e apresentado numa ordem progressiva, criando um texto coerente e uma ponte que levará o leitor da introdução à conclusão.

Conclusão: corresponde ao último parágrafo. Nela não serão apresentadas ideias novas, mas a síntese do problema discutido no decorrer do texto e a solução para ele. Nesse espaço, seu ponto de vista ganhará mais destaque.

 

Preste muita atenção na conclusão, afinal, se não der a devida atenção à conclusão, poderá cair na incoerência, desqualificando todo o seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *