Por IOB Concursos Marcato

Ansiedade para a prova

Um dos maiores motivos pelos quais as pessoas não conseguem dar seu melhor desempenho na hora da prova é por conta da ansiedade. A vontade de ser aprovado e até mesmo a insegurança podem gerar uma agitação exagerada e um desconforto no candidato, fazendo com que possa ter desempenho menor do que o esperado.

Veja a seguir algumas medidas que podem lhe ajudar antes e durante a prova.

Medida número 1: Praticar esportes.

Estudos comprovam que a prática de esportes eleva a produção da serotonina, que é uma das substâncias responsáveis pela sensação de prazer e satisfação. Recomenda-se a prática ao menos três vezes por semana, podendo ser uma simples caminhada. Além de ser um hábito saudável para o corpo, você pode trabalhar sua mente, pois poderá utilizar o momento em que está praticando a atividade, para pensar em pontos que precisam ser melhorados e você realiza uma espécie de meditação.

Medida número 2: Acertar na alimentação.

Alguns alimentos contém aminoácidos e vitaminas, que vão atuar diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e mais uma vez aumentando os níveis de serotonina. Enquanto outros alimentos, como por exemplo os gordurosos podem desacelerar seu metabolismo e mandar muitos estímulos ao cérebro o que pode aumentar a ansiedade em qualquer pessoa. Por isso, procure ingerir frutas, legumes e alimentos com pouca gordura como pães integrais, peixes e outros.

Medida número 3: Beba muita água.

A água é um elemento tão simples do nosso dia-a-dia e pode contribuir muito para baixar a ansiedade, pois ela é responsável pelo transporte de sais minerais e outras substâncias que fazem com que nosso corpo fique em equilíbrio, além de muitas outras funções. Nosso corpo utiliza em média 2litros de água com funções básicas como respiração e transformação dos nutrientes em energia, além de ser eliminada também pelo suor e urina, por isso a quantidade de água que deve ser ingerida varia de pessoa para pessoa, mas aconselhamos que ande sempre com sua garrafinha, além de ter uma consigo durante a prova quando possível.

Medida número 4: Alimentação e uma boa noite de sono nos dias que antecedem a prova.

Nos dias que antecederem sua prova além de muita água, retire da sua alimentação fast food e alimentos gordurosos. Se sua prova for na parte da manhã é muito importante que sua primeira refeição seja moderada, sem comer exageradamente, mas comer com certeza, pois logo após o sono é importante saber que nossas reservas de glicose por exemplo estão muito baixas, por isso a importância de ingerir pães e sucos. Uma boa noite de sono antes da prova também contribui muito para que seu corpo renove as energias e sua mente assimile todo o estudo. Vale lembrar que o estudo deve ser iniciado sempre com muita antecedência, se programe e organize bem, pois não adianta se desesperar às vésperas da prova, isso vai, com certeza, aumentar seu nível de agitação e ansiedade.

Medida número 5: Prepare sua mente.

Muitas pessoas acreditam que somente o corpo precisa de exercícios, mas nossa mente também precisa. E como exercitá-la? Antes de tomar algumas atitudes você precisa avisar alguém algumas vezes, certo? Sua mente também! Antes de passar pela situação de ter que fazer uma prova, que muitas vezes vai mudar sua vida, você precisa “avisar seu cérebro”, através de comandos mentais, pensar em frases motivadoras do tipo: “Terei sucesso ao realizar a prova”, “Farei o melhor”, “Aplicarei tudo que estudei”, “Terei tranquilidade para realizar a prova”. Tudo isso vai exercitar sua mente e diminuir a ansiedade, faz parte da preparação antes da prova.

Um candidato preparado física e mentalmente é fundamental, sem contar que a preparação e a programação pode diminuir muito a ansiedade na hora da prova e isso vai fazer com que seu desempenho se ressalte sob seus concorrentes.

Bons estudos e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *