teste

0
43

Existem momentos em que passamos a ter muitas dúvidas sobre a nossa carreira profissional e o sentimento de estagnação passa a ser frequente em nossos pensamentos, criando a sensação de regressão ou de estar completamente perdido em relação às perspectivas.

 

Sentir-se desmotivado é um dos sinais claros da estagnação, podendo provocar, a longo prazo, problemas ainda maiores, tanto para quem está passando por essa situação, quanto para quem é

afetado no ambiente de trabalho por essa insatisfação.

 

Em um cenário muito competitivo e em constantes mudanças, não é difícil encontrar profissionais que não estão se adaptando ao dinamismo do mercado e encontram-se nessa situação. Pode ser um momento delicado, mas tem saída.

 

Confira abaixo os 7 passos simples para evitar a estagnação profissional:

 

1- Mostre Resultados

Não adianta ficar insatisfeito, cobrar seu chefe por um salário melhor se você não mostra resultados que justifiquem uma promoção. É preciso ser realista sobre o seu trabalho e fazer com que as pessoas enxerguem o seu valor. Faça um levantamento sobre as mudanças que fez nos últimos meses, melhorias no fluxo de trabalho que tenha influenciado em resultados positivos e a economia que a empresa teve em virtude de determinadas ações feitas por você. Em momento oportuno, chame seu gerente para uma conversa e demonstre em números a razão por merecer uma revisão da sua posição na empresa.

 

2- Invista no seu currículo

É importante tomar medidas que agreguem valor à carreira. Manter-se atualizado através de cursos (pós graduação, MBA e idiomas) são atividades valorizadas pelas empresas, funcionam como demonstração de preparação para assumir novas responsabilidades e pode levar sua profissão a outro patamar.

 

3- Relacionamento Interpessoal

Se você chega de manhã para trabalhar com um sorriso no rosto, bom humor e cumprimenta todos com um bom dia, você já está desenvolvendo um bom relacionamento. As pessoas vão te enxergar da maneira que você se apresenta, então, se está transmitindo alegria e confiança, você vai proporcionar isso para o ambiente de trabalho. Quando você está desmotivado e insatisfeito no seu emprego, esses sentimentos refletem para toda a equipe e fazem com que as pessoas te enxerguem através desses comportamentos. As empresas, antes de serem feitas de negócios, são feitas de pessoas, então para construir um networking qualificado, mostre o seu melhor para quem trabalha com você.

 

4- Feedback de colegas e chefes

Muitas vezes não temos a percepção real das nossas qualidades e das deficiências que precisamos melhorar, tornando ainda mais difícil desenvolver as mudanças necessárias para sair da estagnação. Ouvir a opinião de outros profissionais é uma excelente maneira para reunir informações e fazer uma avaliação sobre a carreira profissional.

 

5- Iniciativa

Mesmo considerando que tenha talento e um bom conhecimento, você pode não estar aproveitando todo seu potencial no cargo atual. É uma situação comum de se encontrar e dificilmente as pessoas vão saber de todas as suas habilidades, se você não demonstrar. Para ter visibilidade dentro da empresa e conseguir crescer, você precisa sair do óbvio. Seja mais participativo, demonstre mais comprometimento com a empresa, sugira melhorias durante as reuniões e se disponibilize para elaborar soluções. Esse tipo de iniciativa pode fazer toda diferença para o seu desenvolvimento.

 

6- Objetivos bem definidos

Saber onde está e onde quer chegar são princípios básicos para quem quer ter sucesso. Você pode passar muito tempo sem ter os resultados que espera simplesmente por não ter seus objetivos bem definidos. É importante ter uma visão macro sobre a sua carreira, saber os passos que levarão até onde quer chegar e alinhar expectativas com realidade. Crie mecanismos que estimule sua confiança, como continuar estudando, isso vai ajudar a ultrapassar as barreiras para alcançar uma nova posição e te manterá fora da zona de conforto.

 

7- Seja um apaixonado pelo que faz

As pessoas de sucesso tem uma característica em comum: muita paixão pelo que fazem!

Não adianta seguir todos os passos anteriores se você não é feliz na área que escolheu.

Tenha consciência que dedicar-se todos os dias à mesma atividade exige comprometimento

e, para se diferenciar, você precisa estar em constante evolução, abraçar a mudança e adicionar novos hábitos e práticas ao seu cotidiano. Organize-se, pense no seu futuro e cresça!

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here